LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



domingo, 27 de junho de 2010

Daring Baker Challenge - Pavlova



To read the post in English, please click here.

Hoje é dia de postar receita do Daring Bakers!
Esse mês o desafio é uma receita de sobremesa de suspiro, mousse e cobertura, a Pavlova.
A receita que foi seguida foi Pavlova de Chocolate com Mousse de Chocolate e Mascarpone.

Como estava preparando algumas receitinhas para a minha festa de aniversário, resolvi mudar a apresentação e fazê-la em copinhos individuais, estilo finger food.
Substitui o suspiro de chocolate por suspiro simples, para formar três camadas de cores no copinho e no mousse e cobertura substitui o mascarpone por cream cheese.

Falando da festa: Foi inesquecível!!! Temática da Alice in Wonderland! Todo mundo entrou no clima! Nos divertimos muito!!!
Seguem algumas fotinhos, mas logo logo eu faço um post mais completo, com fotos da festa, dos convidados malucos e receitinha dos quitutes! Com direito a eat me e drink me! :D Aguardem!!!



Segue a receita (a original está aqui):

Para o merengue:
3 claras
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1/3 xícara de cacau em pó (eu omiti)

Pré-aqueça o forno a 95ºC e forre uma fôrma com tapete de silicone ou papel manteiga.
Bata as claras, começando em velocidade baixa e aumentando a velocidade aos poucos, intercalando com o açúcar, uma colher de cada vez. Bata por 10 minutos. Eu acrescentei uma pitada de sal, até ficar em ponto de picos firmes.
Misture o açúcar de confeiteiro ao chocolate em pó, se usar, e misture, levemente, às claras.
Coloque o merengue em uma manga de confeitar com um bico, pode ser o pitanga e faça biquinhos, no formato de suspiro, ou use uma colher e vá fomando bicos.
Asse o merengue por duas a três horas, até que fique seco e crocante. Eu assei com o forno semi aberto. Você pode usar uma toalha úmida para que o fôrno não se feche sozinho.

Para o mousse:
355 ml de creme de leite fresco
Raspas de um limão
255g de chocolate meio amargo picado
390g de mascarpone (eu usei cream cheese)
30ml de grand manier ou de suco de laranja (eu usei suco de laranja)

Ferva o creme de leite. Retire do fogo e misture o chocolate picado.
à parte bata o mascarpone ou o cream cheese. Tome cuidado pois o mascarpone não pode ser batido demais, senão vira manteiga.
Misture os demais ingredientes e reserve na geladeira.

Creme anglàise:

235ml de leite
235ml de creme de leite
6 gemas
1 colher de chá de aroma de baunilha ou uma fava
75g de açúcar

Leve o leite, o creme de leite e a baunilha ao fogo. Assim que ferver, desligue. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até que fique bem clarinho e dobre de volume.
Misture 1/2 xícara do leite fervido ainda quente às gemas batidas, para fazer a temperagem.
Junte esta mistura de gemas ao restante do leite fervido ainda quente e volte ao fogo baixo, mexendo sempre, para que as gemas não cozinhem. O ponto será quando o creme cobrir as costas da colher de pau, sem que escorra muito.
Reserve na geladeira, por pelo menos duas horas.

Para a cobertura - creme de mascarpone com creme anglàise:

1 receita de creme anglaise
120ml de mascarpone (eu usei cream cheese)
20ml de Sambuca (eu não usei)
120ml de creme de leite

Bata o mascarpone ou cream cheese, junte o creme de leite e, se usar, o Sambuca.
Junte o creme anglàise.

Para a montagem.

Pique o suspiro. Coloque embaixo no copinho. Preencha com o recheio de mousse de chocolate, usando uma manga (saco) de confeitar e, por último, uma camada do creme de mascarpone com creme anglàise.

Nenhum comentário: