LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



domingo, 14 de março de 2010

Torta de Limão Siciliano



Limão siciliano é uma das paixões do meu namorado. Semana passada ele fez aniversário e resolvemos fazer essa torta... além do côngrio ao molho de uva, legumes sauté e salada... Só que a gente se atrasou e não deu tempo de fazer a torta! Então acabamos usando um dos limões para uma vinagrete, mas não ficamos sem sobremesa e o Bruno não ficou sem bolo pra soprar as velinhas, já que a mãe dele nos salvou e trouxe um bolo de aniversário!


Mas os limões continuaram na fruteira e a vontade de comer uma torta bem azedinha também! Finalmente sábado consegui fazer a torta! Ficou uma delícia!!!
É uma releitura bem gostosa da tradicional torta de limão, ainda mais pra quem ama limão siciliano!
Lá vai a receita:

Massa:

300g de farinha de trigo
100g açúcar
125g de manteiga
1 ovo
1 colher de café de fermento

Misturar todos os ingredientes. Amassar até que forme uma massa lisa. Untar uma forma de 20cm de diâmetros. Abrir a massa com um rolo e esticar sobre a fôrma. Fazer pequenos furinhos na massa com um garfo. Cobrir a massa com papel alumínio e colocar 200 gramas de feijão cru para que a massa não forme bolhas enquanto assa. Assar por 15 minutos com o papel alumínio, retirar o papel e assar por mais 10 ou 15 minutos, ou até queas bordas fiquem levemente douradas.




Recheio:

350 gramas de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano

Misturar todos os ingredientes e colocar sobre a massa.

Cobertura:

5 claras em temperatura ambiente.
1 pitada de sal
10 colheres de sopa de açúcar

Bater as claras com a pitada de sal. Depois de firmes, acrescentar o açúcar aos poucos e bater até atingir o ponto de picos firmes.

Colocar sobre o recheio, fazendo movimentos de onda com as costas de uma colher de sopa e voltar ao forno a 180 graus, até dourar.

2 comentários:

Laura disse...

Nosssa, vc tem talento mesmo hein!
Seus pratos, além de tudo ficam lindos! Só quem é da cozinha mesmo que faz comida gostosa e ainda bonita! Quem me dera...rs

Eu sei que seu blog é de doces, mas voce por acaso sabe receitas de patês que nao levam muito ovo, margarina, queijo ou leite? rs
Podem até conter isto, o que eu poderia trocar por leite de soja, como ja faco com as panquecas, p ex. É que nao queria mais usar margarina e coisas do tipo, além de nao querer usar os produtos animal em tudo.
Aqui ja uso leite de soja, ovo de granja livre, entao estes ingredientes eu poderia usar na receita. O problema é que nao tenho criatividade para fazer comida. =(
Fiz estes dias um pate de grao de bico, com azeitona preta. Ficou bom até, mas nao é algo que eu gostaria de comer com torradas pela manha, acho meio forte...se bem que o Daniel come numa boa.
Vc tem alguma ideia? =)))

Sobre o meu post "de leis": queria ter falado mto mais, sobre a impunicao e etc, mas eu nao posso, senao fica enorme!rs
Eu sempre tenho mais mil coisas pra falar, mas deixando de lado...

beijos e boa semana!!

speedvery professional disse...

thx you
รูเล็ตจีคลับ

ไฮโลจีคลับ

เล่นไพ่จีคลับ


หนังโป๊