LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cupcake Ferrero Rocher


Como havia comentado, estou participando de um desafio no Blog da Joy, para fazer Cupcakes de Ferrero Rocher e postar as fotos.
Eu adorei fazer a receita, o bolinho é uma delícia e com certeza vou adotar a receita pra outros sabores de cupcakes que a massa seja de chocolate, já que ficou bem úmido, não muito doce, apesar de ser puro chocolate!
Como não encontrei a essência de avelã aqui na minha cidade, acabei usando Nutella mesmo, como foi a sugestão da própria autora da receita, para o recheio e cobertura, e no bolinho, além da baunilha, usei essência de rum (em menor quantidade) que era o que eu tinha em casa, o que dá um toque, mas sem se sobrepor ao sabor da Nutella, afinal o cupcake é de Ferrero Rocher, né?
Acabei servindo o cupcake como sobremesa no jantar de ontem, pra dividir as calorias com as amigas e foi um sucesso!!!



Lá vai a receita - fiz algumas adaptaçõezinhas - a receita original traduzida você encontra aqui

1/2 xíc de água fervente
6 colheres de sopa de cacau em pó
1/4 de xíc de leite
1/2 colher de chá de baunilha
1 colher de sopa de extrato de avelã (usei 1/2 colher de chá de essência de rum)
1/2 xíc de manteiga sem sal - em temperatura ambiente
10 colheres de sopa de açúcar mascavo (usei 6 colheres - já que o meu açúcar mascavo estava acabando)
6 colheres de sopa de açúcar (usei 10 colheres)
2 ovos
1 xíc de farinha de trigo (peneirada)
1/2 colher mais 1/8 ( só a pontinha da colher) da colher de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal

Modo de fazer:

Ferva a água e dissolva o cacau em pó, reserve. Bata a manteiga com o açúcar mascavo e o refinado até formar um creme. Adicione os ovos, um a um. Adicione o cacau em pó dissolvido na água. Adicione o leite e a farinha, misturada com o sal e o fermento.
A dica da Joy é se desandar na hora de colocar o líquido, adicionar uma ou duas colheres de farinha. Por isso eu finalizei com a farinha e não precisei corrigir.

Despeje em forminhas para cupcakes. Desta vez eu usei o tamanho normal de forminha de cupcakes e enchi 3/4 da forminha.
Asse em forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos, ou até que o palito saia limpo ao fazer o teste do palito. Rende 15 muffins.

Recheio: eu segui o conselho da autora da receita: "Se você tiver Nutella em sua casa, eu acho que vcoê poderia simplesmente rechear os cupcakes com Nutella. Eu não tinha Nutella, e não queria sair para comprar." Eu misturei com creme de leite pra ficar um pouco mais macio.

Ingredientes:
Meio copo de Nutella (175g), 1/4 de xícara de creme de leite fresco.

Modo de Fazer:
Aqueça o creme de leite e misture a nutella.

Cobertura:

1/2 xícara de creme de leite (usem o fresco)
250 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres de sopa de xarope de milho (eu omiti já que não achei xarope de milho, só glucose e fiquei com medo que desandasse)
2 colheres de chá de extrato de avelã

Ferva o creme de leite. Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado. Mexa bem e vá adicionando o xarope de milho e o extrato de avelã. (Como eu não tinha extrato de avelã, nem o xarope de milho, misturei 1/2 copo de Nutella (175g) e mais 1/4 de xícara de creme de leite fresco)

Montagem:
Deixe o bolinho esfriar. Corte um cone em cada cupcake e coloque uma colher de chá do recheio. Coloque o cone de bolo para fechá-lo. Decore com a cobertura.
O enfeite eu fiz com chocoball coberto com gel dourado, pra remeter ao ferrero rocher que é dourado.

2 comentários:

Joy Carrara disse...

Ja salvei a sua foto Manu, Boa sorte! Joy : )

Manu disse...

Ok, obrigada!
bjo ;)