LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cupcake de limão e chocolate branco



Final de semana passado foi súúúúper corrido!
Fui pra Curitiba, tive aula de coquetelaria! A-M-E-I!!! Agora só falta praticar em casa! E, se der certo, eu posto aqui!
Sábado à tarde fui num chá de bebê e à noite saímos com um amigo super querido que não víamos há um tempão!
Domingo teve almoço do dia dos pais, um aniversário pra ir à tarde e outro à noite!
Enfim, não parei em casa e não tive tempo de fazer nenhuma recetinha pra postar aqui no blog... :(
Mas a sorte é que ainda tenho algumas receitas que fiz pro meu níver e essa com certeza vale a pena compartilhar!
Esse findi também vai estar meio corrido, mas vou preparar duas recetinhas - bolo de coca-cola e fondue de nutella - semana que vem eu conto como ficou!



Eu adaptei uma receita de bolo de claras e limão do caderninho da minha mãe.
Lá vai:
3 colheres de manteiga em temperatura ambiente
3 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
3 ½ xícara de trigo
Raspas de 1 limão
1 colher de fermento químico
1 pitada de sal
5 claras

Modo de fazer:
Bata as claras em neve com uma pitada de sal. À parte, bata a manteiga com o açúcar, até virar um creme. Adicione o trigo aos poucos intercalando com o leite. Adicione as raspas de limão e o fermento. Por fim, misture delicadamente as claras em neve, até que estejam bem incorporadas, mas a massa ainda esteja aerada.
Disponha forminhas de papel para muffin dentro de uma fôrma para muffin.
Coloque a massa nas forminhas, enchendo ¾ de cada forminha.
Asse por 20-30 minutos em fogo pré-aquecido a 200º, ou até que, fazendo o teste do palito, ele saia limpo.

Eu usei forminhas para mini muffin e a receita rendeu 55 bolinhos.

Cobertura ganache de chocolate branco:

500g de chocolate ao leite
250g de creme de leite

Picar o chocolate bem fininho.
Aquecer o creme de leite até ferver.
Desligar o fogo e esperar um minuto.
Acrescentar o chocolate e misturar bem.
Espere esfriar.

Para fazer no microondas:
Derreter o chocolate em potência média de um em um minuto e vai diminuindo para 15 em 15 segundos
Misture o creme de leite.

Se estiver muito mole, levar à geladeira.

Para decorar, use bico pitanga grande. Coloque a cobertura em um saco de confeitar já ajustado com o bico.

Segure firme com as duas mãos e vá apertando o saco, fazendo movimentos circulares e para cima.

O coraçãozinho eu fiz de pasta americana, que você encontra pronta em casas especializadas em produtos pra confeitaria e cortei com um ejetor especial de coração. Mas você pode comprar confeitos prontos em formato de coração também que fica lindo!




2 comentários:

Unknown disse...

hhmmmm ficaram uma delícia... tive a oportunidade de come-los!!!
bjss Pri

Manu disse...

Brigada Pri!!!
:D