LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brownie!



O brownie é um bolinho úmido de chocolate tradicional americano. Quando eu era criança era frustada por ver nos livros de inglês o Mike comendo brownie e não achar na padaria pra comprar. Sequer existia internet pra pesquisar receitas e eu me contentava com a nega maluca. As professoras até tentavam explicar, mas acabavam caindo na comparação do brownie à este bolo tradicionalmente brasileiro. Certamente a relação é essa mesma: o brownie está para os americanos como a nega maluca está para nós. Eu cresci comendo nega maluca e adoro, ainda mais a receita da minha mãe, que tem um ingrediente secreto e sempre fez sucesso entre as minhas amigas. Mas essa fica para um próximo post.
Agora, graças ao Sputnik, à queda do muro de Berlim, e à Globalização temos acesso a milhares de receitas de brownie, e eles se tornaram tão comuns que daqui a pouco quando a gente menos esperar vai perceber que já caíram na banalidade já que se encontram sem pompa nenhuma do lado da nega maluca na padaria.
Mas com certeza, cada vez que eu como um, volto a ser criança, lembrando de momentos que eu nunca vivi.
Essa é pra você Mike!

Ingredientes
200 gr chocolate meio amargo picado
150 gr manteiga
2 colheres sopa capucino
2 colheres sopa café
1 e ½ xícara de açúcar
2 colheres essência de baunilha
4 ovos
1 xicara farinha de trigo
1 xicara de nozes picadas (opcional)

Preparo
Preparar o capucino e o café, cada um com 2 colheres de sopa de água fervendo, reservar. Derreter o chocolate e a manteiga, juntar os cafés os chocolate. Adicionar o açúcar, a essência e misturar. Adicionar os ovos, a farinha de trigo peneirada e por ultimo as nozes. asse em assadeira de 25x35 cm por 30 minutos. Deixe esfriar e corte.

Cobertura
Ingredientes
300 gr chocolate meio amargo picado
2 colheres sopa de manteiga
4 colheres sopa de creme de leite
2 colheres sopa capucino preparado com 1 colher de água fervente (eu fiz sem)

Preparo
Derreta o chocolate e a manteiga, junte o creme de leite e, se usar, o preparado pra capucino.

Sirva com sorvete e a calda.

A receita eu aprendi na aula.

ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS RECEBIDAS POR E-MAIL

O café é solúvel

Sobre a mistura:

Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no microondas.
Se derreter em banho-maria, não deixe a água fervendo embaixo do chocolate, para não correr o risco de queimar. Então assim que a água ferver, abaixe ou desligue o fogo.
Se derreter no microondas ajuste sempre em potência 5 (ou média) 1:30m e coloque o chocolate e a manteiga em um recipiente para derreter, retire o recipiente, misture, ajuste por mais 1:30m, se ainda não estiver derretido, retire o recipiente, misture e ajuste mais 45s, e vai diminuindo os segundos até que esteja derretido. É importante sempre misturar o chocolate porque continua derretendo por alguns segundos depois que sai do microondas.

Leve a mistura de chocolate e manteiga derretidos à batedeira e vá acrescentando os demais ingredientes, na ordem acima.

Para a cobertura, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas (da mesma maneira). Tire do fogo e misture o creme de leite (e o café já dissolvido em 1 colher de sopa de água fervente - opcional).




Unsweetened Baking Chocolate on FoodistaUnsweetened Baking Chocolate

3 comentários:

Laura disse...

Nossssa, que tristeza de ver estas fotos....
Tristeza por que sou a pessoa mais preguicosa pra cozinhar e adoro brownie!
Sempre que vou no San Francisco Coffee ou no Starbucks eu como brownie, mas tenho certeza de que o seu esta muuuito melhor!
Sabe, eu como brownie ou muffin porque falta opcoes de salgado por aqui, pelo menos na Alemaha faltava!! Só há doces e se há salgado é lanche frio pronto, aqueles que vem em embalagens triangulares....
Nada como um pao de queijo com cafe e depois um brownie! Ou melhor: um pao de queijo de soja! (bem que poderia existir ja! hehehe)
Está tudo lindo como sempre! Qdo eu for visitar meu pai irei conhecer a Delikaten, seus bichinhos na sua casa e vou querer comer uma das receitas maravilhosas que vc coloca aqui! =))))
Bjosss

Manu disse...

Com certeza será bem vinda!!!
Pode deixar que faço brownies ;)
Beijos!

Alisa disse...

Your brownie recipe looks delicious.If you wont mind I'd love to guide Foodista readers to this post.Just add the foodista widget to the end of this post and it's all set, Thanks!