LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bolo Integral de Castanha do Pará e Amêndoas.

TO READ IN ENGLISH, PLEASE, CLIC HERE.



Estou tentando fazer dieta ou pelo menos me alimentar de forma mais saudável e, nessa onda mais onda mais sáudável, me aventurei a fazer um bolo.
Não que ele seja light, mas é bem nutritivo, já que é feito com farinha integral, castanha do Pará e amêndoas.
O junk fica pela calda de caramelo, que dá um toque súper especial.
Sem culpa a gente só consegue comer alface, né? Mas com certeza esse bolo dá pra comer se sentindo menos culpada e ainda por cima é muuuuito bom!
Harmoniza muito bem com chá (caloria zero!!!)

Bolo:

Ingredientes:

3 ovos
1 pitada de sal
2 xícaras de açúcar demerara (ou 1 xícara de açúcar mascavo e 1 xícara de açúcar refinado)
1 xícara de óleo de girassol (ou e milho, ou até de soja)
1 xícara de leite
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de castanha do Pará (batida no liquidifi
1 colher de sopa de fermento em pó

Bata os ovos com 1 pitada de sal. Adicione o açúcar e bata bem. Adicione o óleo e intercalando adicione o leite e as farinhas. Por fim, adicione o fermento, misturando delicadamente.
Unte uma fôrma retangular e leve para assar em forno pré-aquecido a 220º.


Cobertura:

1 xícara de açúcar demerara (ou meia de açúcar mascavo e meia de açúcar refinado)
1/2 xícara de água
1/2 xícara de creme de leite (eu usei fresco)
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de pimenta chilli em pó (opcional)
150g de amêndoas em lascas

Usando uma frigideira, salteeie as amêndoas em fogo alto por alguns minutos. Não deixe torrar.

Misture a água, o açúcar, a canela e a pimenta e leve para ferver em fogo baixo por 15 minutos, formando uma calda rala. Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misturando até encorporar.
Retire do fogo e despeje sobre o bolo, reserve a quantidade referente a 2 colheres de sopa da calda para finalizar. Por cima da calda salpique as amêndoas e finalize regando as amêndoas com o restante da calda.

2 comentários:

Cantinho da Jana!!! disse...

Que delícia, e realmente muito nutritivo...adoreeeei a do alface...kkkkk



bjim

Janagreen disse...

Valeu por visitar meu blog, Manu!
E oque é esse teu, meu deus, da vontade de mergulhar nesses doces, que coisa divina!

É gratificante demais conhecer pessoas que compartilham a mesma idéia né? Eu vejo que a cada dia que passa eu me sinto melhor por saber que não sou sozinha nessa luta!
Obrigada!

Beijos!!!