LIFE IS SHORT! EAT DESSERT FIRST!



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Daring Baker's Challenge - Petit four de sorvete!



To read this post in English click here

"O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. (...)"

Recebi esse e-mail esses dias (mais uma vez) e é sempre bom relê-lo, já que sempre nessa época do ano eu "me perco um pouco de mim mesma" (bom se fosse "eu me perco um pouco em mim mesma", mas nesse caso, me perco de mim, mesmo), tenho aquela sensação de que a vida passa e não estou fazendo nada, ou pior, de que não estou vivendo!

Acho que comecei a medir o tempo pelas receitas do Daring Bakers! Sim, eu sei, é uma loucura, mas quando menos espero, já passou o mês e lá tô eu fazendo uma receitinha nova do Daring Bakers!

E isso é legal porque, o mesmo e-mail que parafraseei acima, diz que para marcar melhor o tempo, ou seja, viver realmente, a gente precisa fazer coisas diferentes, comemorar datas marcantes, etc. Eu faço isso de certa forma sem querer, já que adoro comemorar meu aniversário e o fato de eles sempre serem meio "temáticos" os diferenciam um dos outros e marcam de certa forma a passagem do tempo, da vida!

Nada melhor então que aprender alguma coisa diferente, e uma nova receita é sempre um desafio!

É por isso que eu gosto do Daring Bakers! Claaaaro que eu sempre reclamo, porque tô sem tempo, tô com preguiça, etc, mas acabo fazendo e sempre me agrega um coisa nova e, ainda, marca a passagem do tempo de uma forma gostosa!

Tem gente que me pergunta, por que fazer um blog? Qual é o teu objetivo? Acho que uma das razões é exatamente essa: marcar o tempo de uma maneira legal, além me "forçar" a testar novas receitas, sem pretensão, aprender e quem sabe, ajudar alguém a fazer uma receitinha nova também!

Hoje falei demais, né? Bora pra receita:



Petit Four de sorvete:

Para o bolo:
275g de manteiga sem sal
180g de farinha de trigo
20g de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
110g de açúcar mascavo
75g de açúcar refinado
4 ovos
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Aqueça a manteiga até que derreta e fique marrom. Cuide para não queimar. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos meia hora, ou até que fique sólida.
Bata a manteiga com o açúcar branco e o mascavo. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha. Por fim, adicione a farinha, o amido, o sal e o fermento, previamente misturados.

Unte uma fôrma de aproximadamente 23 x 23cm (a minha tinha 28X28 e deu certo) e leve para assar a 160º, por 40 minutos, ou até que fazendo o teste do palito ele saia limpo.

Deixe esfriar e desenforme o bolo. Eu usei uma fôrma de fundo falso.

Para o sorvete:
1 kilo de sorvete de creme ou faça a receita

De preferência use uma fôrma do mesmo tamanho que a usada para o bolo. Forre a fôrma com papel filme e espalhe o sorvete até que atinja a espessura de 1 cm (eu fiz a minha mais larga e meu petit four ficou meio altinho demais).
Leve ao frezzer até que esteja firme (no mínimo 3 horas).

Monte os petit fours:

Corte o bolo pela metade, para recheá-lo. Retire o sorvete da fôrma, retirando também o plástico filme. Ajuste sobre uma metade do bolo e cubra com a outra. Coloque em uma bandeja, cubra com filme e leve para o frezzer por no mínimo 3 horas.
Só retire do frezzer quando for banhar os petit fours.

Cobertura de Chocolate:
Ingredientes:
250g de chocolate meio amargo bem picadinho
250ml de creme de leite fresco (eu usei 400ml e aconselho, no mínimo 500ml)
1 e 1/2 colher de glucose de milho (pode ser o Karo) (eu usei 3 colheres, já que quase dobrei o creme de leite)
2 colheres de chá de essência de baunilha.

Modo de fazer:
Ferva o creme de leite com a glucose de milho. Retire do fogo e misture o chocolate e a baunilha. Deixe esfriar.

Montagem final:
Corte o bolo já recheado com sorvete em quadradinhos de 3cm x 3cm.
Banhe na cobertura de chocolate.
Leve ao frezzer até que a cobertura esteja seca.
Quando for banhar, coloque os petit fours em uma bandeja coberta de papel manteiga, para não grudar.

Se quiser, decore o seu petit four. Eu usei noz chilena.

Esse doce é perfeito pro verão, já que é interessante comer saindo direto do freezer!
Como estamos em um veranico de agosto (outra loucura esse aquecimento global, mas esse já é assunto pra outro post...) combinou direitinho!

8 comentários:

Renata disse...

Manu, seu Petit four ficou lindo! Eu fui de Baked Alaska, nao queria congelar aquele bolo, entao montei na hora de servir, aos olhos das minhas convidadas, cobais, numa tarde de verao ardente Coreano. Adorei as nozes enfeitando!

Cath disse...

Great work Manu! Thanks for visiting my blog, it is a lovely way of connecting with fellow foodie bloggers. Glad to be following your creations!

Manu disse...

Renata: Obrigada! Vou dar uma olhadinha no seu Baked Alaska!

Cath: I'm glad to meet you, and to follow your beautiful creations too!

Mary disse...

Very nice petit fours! I love the walnut garnish on top and bet it was wonderful with the coffee ice cream. At least I think you had coffee ice cream from the pictures!
:)

Christina disse...

Beautifully done :) They look very yummy.

Manu disse...

Mary and Christina: Thank you!!!

I made vanilla ice cream, the coffe theme was just for decoration... But I think it'll be a good flavor to try if I make this recipe again ;)

Carol Fernandes disse...

Manu, que delícia de receita! Uma ótima opção para uma sobremesa de domingo, daqueles domingos com a família toda reunida!!! Coisa boa!!! Vou levar a receitinha pra mim ok?
Beijos doces e um ótimo FDS!

Manu disse...

É uma delícia mesmo!
Ainda mais com o calorzinho que tem feito!
Beijos e boa semana pra vc!